Vai Tudo Abaixo!

Vai Tudo Abaixo! (http://vaitudoabaixo.com/forum/index.php)
-   Críticas e Sugestões (http://vaitudoabaixo.com/forum/forumdisplay.php?f=7)
-   -   [Sugestão] Nova "barraca" nos exames nacionais (http://vaitudoabaixo.com/forum/showthread.php?t=188)

Chibanga 24-06-2007 02:31

[Sugestão] Nova "barraca" nos exames nacionais
 



Boas.


Caros Falâncio e "Homem do megafone cujo nome não me recordo",

Fomos uma vez mais premiados com uma nova "barraca" no exame nacional de Física e Química.
Num país funcional, teria ido realmente "tudo abaixo". Aqui, é o fandango que se vê.

O que se passou foi que estes srs tiveram 11 meses para montar uma prova para a qual os alunos se "mataram" um ano inteiro. Mesmo assim, houve um "erro", detectado apenas após a realização do exame.
A grande solução foi a anulação da pergunta e, ao bom facilitismo português, dar um bónus a todos os alunos.

Como é hábito na "parvónia" (também conhecida como "Portugal"), os "analistas" (também conhecidos como "jornalistas", por sua vez conhecidos como "atiradores de postas de pescada") já vieram saudar a medida como sendo "justa".

Ora, eu pergunto que justiça existe para um aluno que perdeu 30 minutos a olhar para a pergunta, que no final é anulada? Como é que é para aqueles alunos que realizaram outra prova de ingresso para o mesmo curso e não vão ter a tal "bonificação"?

O mais ridículo é que o ano passado foi a mesma brincadeira e não se vêem "cabeças a rolar".

É no seguimento disto que vos peço para armarem uma jornada de luta no Min da Educação na Av. 5 de Outubro. Entrem mesmo lá para dentro que só lá está um polícia.

Dá-lhe Falâncio! É o desejo dos jovens gozados neste e no ano passado!


PS: Para que conste não sou parte prejudicada nesta situação. Apenas me indigna a passividade com que estas coisas são encaradas na "parvónia".

KITO 24-06-2007 13:42

Nao podemos criticar tudo a torto e a direito..Por exemplo, ainda me faz imensa confusao estar a ouvir alunos e pais dos alunos que se auto-vitimizaram o ano passado por nao terem uma segunda hipotese no exame de Quimica..Eu fui um dos alunos que decidiu so ir á segunda fase dos exames e nao estou a reclamar. Porque? Porque se fosse um aluno, ia ao da primeira fase, mas por decisao propria nao fui..Logo nao tenho o direito de reclamar por algo que, á partida, me seria retirado inicialmente.

Quanto ao erro detectado na prova este ano, nao sei qual é nem me interessa.. Agora nao posso acreditar é como é que N professores que têm estar nas escolas, nem um deles telefonou para o GAVE a pedir explicaçoes enquanto a prova decorria..

As provas sao montadas, como toda a gente sabe, escolhendo o exercicio mais adequado por cada pessoa responsavel que "inventa" esses novos exercicios. So uma pergunta: para esse mesmo curso, normalmente a pessoa tem que pertencer ao mesmo agrupamento. Como tal, como seria possivel tal coisa?

Chibanga 24-06-2007 13:59

Não se trata de uma "crítica barata".

A mesma situação passou-se no ano passado e não houve consequências. Este ano, os que já nem deviam lá estar voltaram a "dar barraca".

Mas que raio é isto?!?!

KITO 24-06-2007 14:48

O problema é que cada exercicio é feito por uma pessoa previamente escolhida pelo GAVE, apenas seguindo-se o criterio de escolha..Como tal, nao quer dizer que se "expulse" toda a gente :)

zeep 25-06-2007 15:43

e para que não restem dúvidas aqui fica o comunicado do GAVE:

Citar:

Prova de Física e Química A

Comunicado

Na prova de Física e Química A – 715, no item 4.2.1, na alínea D da versão 1 e na alínea B da versão 2, a figura apresenta uma incorrecção que inviabiliza a concretização de uma resposta correcta.
Por essa razão, o referido item é anulado, sendo a cotação total das provas dos examinandos majorada com o factor 1,0417, de modo a que a situação apontada não afecte negativamente a respectiva classificação final. Este factor é obtido através da relação entre a cotação total inical (200 pontos) e a cotação total depois de suprimida a cotação do item anulado (192 pontos).

Carlos Pinto Ferreira
(Director do GAVE)
ou seja quem teve 15 no final do exame (sem contar com essa resposta) irá ficar com 15.6255..
Citar:

Considerando que a anulação deste item reduz a cotação total para 192 pontos, a classificação final
de cada prova obtém-se multiplicando a cotação total obtida pelo factor 1,0417, que corresponde à
razão .
200
––––
192
(retirado dos critérios de avaliação da prova) agora tirem as vossas próprias conclusões...

para mim aumentar quase meio valor num exame é bastante, e se a pergunta estava dúbia ninguém a conseguiu realizar com toda a correcção, e assim ninguém pode ter 8 ou seja a única coisa grande que os alunos sofreram foi o tempo de possível tentativa de resposta.. o que já e bastante eu sei.. mas ninguém é perfeito, e por vezes há erros que passam despercebidos.. enfim.. problemas há.los em todos os locais..

Chibanga 18-07-2007 15:36

Mais uma gralha num exame nacional. Desta vez no de Biologia.
Para não variar, vai manter-se tudo numa boa.

Como diria o Jel: "É Portugal pa' vocês".

Manhas 19-07-2007 08:52

Como diria o wanderley: "É portugaU á solta!"


Todas horas estão no fuso horário GMT. A hora actual é 09:45.

Powered by vBulletin Version 3.6.6
Copyright ©2000 - 2025, Jelsoft Enterprises Ltd.